Vou fazer meu primeiro investimento em imóvel no Brasil, quais os cuidados que devo ter!

decoradoNivaldo Guedes

Entre os brasileiros que vivem fora do Brasil, a tão sonhada casa própria virou forma de investimento durante muito tempo por conta da alta inflação, que tornava o retorno dos imóveis superior às perdas inflacionárias. Atualmente, por conta do déficit habitacional no Brasil, a demanda por locação atrai cada vez mais investidores em busca de uma aplicação conservadora, segura e com possibilidade de valorização ao longo do tempo. Investir em imóveis tem suas vantagens em relação a outros tipos de investimentos, com o risco bem menor frente aos demais. Além disso, a facilidade na obtenção de crédito, (principalmente quem vive fora do Brasil), os prazos mais longos, entrada pequena, documentação simplificada e aprovação imediata na compra direta com a construtora.

SEGURANÇA E RENDA

Além da segurança e da renda estável proporcionada pelo aluguel de imóveis, o maior potencial de ganho nessa modalidade de investimento está na valorização que a propriedade deve sofrer ao longo dos anos, especialmente em áreas de forte crescimento econômico. É importante organizar suas contas e adquirir o saudável hábito de poupar, nessa hora, o mêdo de perder o que conquistou com tanto esforço e disciplina é bastante natural. Justamente por isso, é preciso estar pronto para tomar a melhor decisão, observando alguns aspectos importantes para que opte pela alternativa mais segura.

QUE TIPO DE RISCO POSSO CORRER?

É extremamente difícil chegar a uma medida de risco que valha para todas as pessoas, já que cada um encara riscos de uma forma distinta. Podemos usar esportes para ilustrar isso: para alguns, o alpinismo pode parecer extremamente arriscado, já para outros, é uma prática bastante segura, com equipamentos específicos para essa finalidade. E qual o seu perfil de risco? De maneira geral, pode-se afirmar que, se você perde o sono com a oscilação de preço dos seus investimentos, e tem como maior preocupação a proteção do seu dinheiro, o melhor é optar por aplicações mais conservadoras (como imóveis, por exemplo). Por outro lado, se você está preparado para oscilações do mercado e tem como objetivo fazer o seu dinheiro crescer, provavelmente vai se interessar por aplicações mais arriscadas. Como o dinheiro ganho pelo imigrante é suado, recomendo uma aplicação bem mais segura (IMÓVEL).

COMPRA DO IMÓVEL NA PLANTA

Ao escolher comprar um imóvel na planta, pesquise a história e a atuação da empresa construtora e, se possível, busque informações com quem já comprou e recebeu o imóvel dentro do prazo combinado em contrato. Peça uma cópia do Registro da Incorporação ao Corretor, antes de assinar o contrato de Compra e Venda. Consulte o que diz a lei 4.591/64 (Condomínios e Incorporações) e submeta o contrato a um Consultor Imobiliário conhecido. Apesar de os contratos apresentarem basicamente as mesmas cláusulas, não é demais a análise de um especialista em mercado imobiliário. Acompanhe o estágio das obras por meio de informações de quem lhe vendeu o imóvel, é responsabilidade do Corretor ou Consultor Imobiliário, prestar-lhe estas informações.

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump