Se os republicanos vencerem vai haver deportação em massa?

tcandidatos rep-2016Candidatos republicanos falam em “construir muro” e “usar agentes de imigração para deportar 12 milhões de indocumentados; ativistas da comunidade brasileira comentam sobre o que pode acontecer

Fabiano Ferreira

As eleições americanas acontecerão somente em novembro, mas as recentes primárias e as declarações dos candidatos já dão o tom da disputa acirrada e do confronto de ideias.
Enquanto Hilary Clinton fala em apoiar imigrantes, o empresário Donald Trump afirma que “construirá um muro nas fronteiras dos EUA para impedir a entrada de imigrantes ilegais” e ordernar a deportação de todos. Até mesmo outros candidatos republicanos que não estavam tocando diretamente no assunto imigração começaram a disparar frases de efeito sobre esta questão nos últimos dias. Ted Cruz, por exemplo, afirmou semana passada que usará agentes do ICE para deter e deportar todos os indocumentados no país, caso vença a disputa pela Casa Branca.
Ao que tudo indica, vão para a disputa final a democrata Hilary Clinton e o republicano Donald Trump. Qualquer um que vença vai, segundo os especialistas, fazer alguma alteração em relação aos imigrantes. O que se sabe é que alguma coisa vai mudar para os imigrantes a partir do próximo ano. E junte-se a isso as decisões sobre as ordens executivas do atual presidente Barack Obama que beneficiam parte dos indocumentados.
A grande dúvida é: se os republicanos vencerem, há mesmo a possibilidade de haver a deportação de todos os indocumentados? As posições radicais expostas agora são somente jogada para atrair votos da ala conservadora da sociedade?
Para discutir esta questão, o Jornal A Semana entrevistou representantes da comunidade brasileira que acompanham de perto o passo a passo da política americana, principalmente no que diz respeito à postura dos candidatos sobre os imigrantes:


Natalicia-626“Economia entraria em colapso”
  “Se Trump vencer não terá condições de deportar todos. A economia dos EUA entraria em colapso, pois acredito que há muito mais do que 12 milhões de indocumentados. Ele fala assim só para criar polêmica e ganhar apoio de quem é contra imigrantes e tem preconceitos. Os EUA já investiu bilhões para a segurança na fronteira por causa de drogas e tráfico humano. Não acredito que pode haver deportação, senão os EUA seria um país ditador e ficaria muito malvisto para o resto do mundo”.

 

 

Heloisa-626“Cão que late não morde!” – “O Trump fala em deportação, mas não explica como seria exatamente este processo. Ele não tem um plano de trabalho e por isso vejo que não há possibilidade real. Não é viável deportar tanta gente. Ele fala mais para dar Ibope e porque uma grande camada quer ouvir. Mas acredito que é como o ditado que ‘cão que late não morde’. Se ele vencer haverá sim uma mudança drástica em relação ao imigrante, mas ainda é cedo para saber, pois ele também tem um nível de rejeição muito grande”

 

 

alvaro-626“Acho que Trump não se elege” –  “Eu levo a sério o que Trump fala porque ele tem apoio de muitos para fazer o que quer. No entanto, acho que ele não consegue se eleger, pois só tem apoio da ala ultradireita. Ele tem surpreendido com bons números e as chances são grandes. Temos de levar em conta que além de tudo, o próximo presidente vai indicar até 3 juízes federais para a Suprema Corte e se for o Trump muitas conquistas como das mulheres e gays podem ficar comprometidas”. Eu estou na equipe de apoio a Hilary e vamos rodar o país para garantir que ela vença”

 

 

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump