Quem é o eleitor de Donald Trump?

1-dolar-voto-652

“Dê-me um dólar ou vou votar no Trump”: morador de rua em Nova York faz piada com apoio ao magnata republicano

Eleitorado de Trump é composto por boa parte da população branca de baixa escolaridade, alegando que o pais já foi melhor.

A ascensão de Donald Trump foi, de início, acompanhada com ceticismo por muitos observadores, que questionavam como um pré-candidato tão inortodoxo poderia angariar votos e se consolidar na corrida à Casa Branca.

Trump é hoje mais do que um fenômeno político: chega à convenção nacional do partido, realizada em julho deste ano, como o pré-candidato republicano mais votado da história. E seu apelo tem alcance maior: cruza as fronteiras demográficas para incluir apoiadores improváveis, como mulheres, estudantes, negros, latinos e muçulmanos.

Uma pesquisa do instituto Rand, que estuda o comportamento eleitoral nos EUA, concluiu que Trump encontra apoio sobretudo naqueles que se sentem ignorados pelo Estado. Seu slogan “tornar a América grande novamente” e colocar os americanos “em primeiro lugar” ressoou entre eleitores de diferentes perfis.

Como Dolores. A moradora de Washington diz que chegou o momento de os americanos “terem sua justiça”, especialmente aqueles que foram deixados para trás em guetos, trailers em estacionamentos e nos chamados “barrios” (redutos latinos). Ela tenta se distanciar das declarações mais controversas de Trump como a de elevar um muro na fronteira com o México e de barrar a entrada de muçulmanos no país. Mas muitos outros, mesmo membros de minorias, pensam diferente de Dolores e chegam a dizer que são projetos necessários para manter a segurança nos EUA.

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump