Presidente Dilma recebe convite para visitar Estados Unidos

dilma-visita585A presidente Dilma Rousseff foi convidada para fazer uma visita aos Estados Unidos nos próximos meses. O convite foi feito ainda no último dia 13, quando Dilma conversou com o vice-presidente norte-americano, Joe Biden. A ideia do governo americano é se reaproximar do Brasil, após o caso das espionagens, que deixou a relação entre os dois países abaladas. O assunto voltou à tona, pois a resposta está próxima de ser encaminhada.

A presidente Dilma vai responder pessoalmente para o presidente Barack Obama na VII Cúpula das Américas, realizadas nos dias 10 e 11 de abril, na Cidade do Panamá. Segundo informações, o governo norte-americano deu duas sugestões para a presidente brasileira. A primeira é de que Dilma vá apenas no ano que vem para uma visita de estado. Já a segunda alternativa seria um encontro de trabalho, ainda este ano, porém, menos formal.

O governo brasileiro informou que deve aceitar a proposta se existirem investigações, explicações e a promessa de que a espionagem norte-americana não aconteça novamente. Se o convite for aceito após os pedidos, essa seria a primeira visita de um presidente brasileiro aos Estados Unidos após 20 anos. A última foi de Fernando Henrique Cardoso, ainda em 1995.

Visita Adiada –  A presidente brasileira faria uma visita na capital norte-americana em 2013, mas recusou após vazarem as informações de que os Estados Unidos estariam espionando outras nações. Dentre esses países estavam o Brasil, onde, segundo as informações, o estado norte-americano investigou as comunicações de milhões de brasileiros, incluindo a presidente Dilma, além de empresas como a Petrobras e dos próprios assessores do governo federal.

Desde o incidente, a relação entre Brasil e Estados Unidos ficou tensa. Assim, o governo norte-americano tenta remarcar a visita que deveria ser feita em 2013 para tentar se reaproximar do governo brasileiro. No processo, o vice-presidente, Joe Biden, está tendo grande participação, tanto que foi ele quem fez o convite para a presidente Dilma.

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump