Obama decreta ordem executiva para proteger 5 milhões de imigrantes

obama566WASHINGTON – O presidente Obama tomou um passo histórico nesta  quinta-feira(20), quando ele anunciou um plano para proteger 5.000.000 de  imigrantes indocumentados de deportação, enfurecendo aos republicanos e favorecendo satisfatoriamente os imigrantes que lutaram por anos para tal alívio.

Plano anunciado pelo presidente permite que imigrantes indocumentados que são pais de cidadãos americanos e residentes permanentes legais, portadores de green card,  para viver e trabalhar legalmente no país por um período de três anos. Ele também ampliou o leque da ordem aos  imigrantes indocumentados trazidos ao país como crianças.

O plano também torna mais fácil para os trabalhadores estrangeiros treinados em áreas de alta tecnologia e empreendedores para entrar e ficar, no país. E isso muda o foco inteiro da fiscalização da imigração do país em um numero muito menor de imigrantes que estão com antecedentes criminais, vínculos com organizações terroristas ou grupos e pessoas que cruzaram a fronteira no ano passado.

“Uma anistia geral seria injusto e a deportação em massa seria impossível e também ao contrário à nossa personalidade como americanos o que eu estou descrevendo é a prestação de contas… Um senso comum, a abordagem meio termo”, disse Obama no Salão Leste da Casa Branca. “Se você atender aos critérios, você pode sair das sombras e se acertar com a lei. Se você é um criminoso, você vai ser deportado. Se você pretende entrar os EUA ilegalmente, suas chances de ser pego e enviado de volta só aumentaram. ”

Republicanos no Congresso prometeram fazer de tudo em seus poderes para bloquear as ações do presidente.  Alguns falam até de impeachment. Alguns querem processar o presidente em um tribunal federal. E com Washington no meio de debater o orçamento do próximo ano, alguns querem usar o poder da bolsa do Congresso para derrubar seu movimento.

“Não se engane,” republicano Mitch McConnell Líder senador, R-Ky., Disse no plenário do Senado quinta-feira. “Quando os representantes recém-eleitos do povo tomar os seus lugares, eles vão agir.”

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump