Noticiários Não São Espaços Apropriados para Opinião

Aqui eu publico minha opinião, se fosse eu um apresentador de telejornal deveria me limitar a dar a notícia e deixar que os “especialistas” e o público fizessem suas considerações sobre o tema. Assim deveria ser o jornalismo segundo a ética jornalística. Contudo não é isso que acontece na mídia brasileira.  De tempos em tempos surgem jornalistas ávidos por pontos no ibope, a tal ponto que não se preocupam com o que aprenderam nos bancos acadêmicos.   Exploram ao máximo a desgraça alheia com o único objetivo de polemizar e aparecer nacionalmente. Essa receita é infalível, afinal o povo carente de informação, gosta dessas bravatas a tal ponto que invariavelmente esses “jornalistas” acabam se tornando candidatos e muitas vezes eleitos.

Uma dessas criaturas vem a cada semana ganhando a simpatia dos que pregam o olho por olho e o dente por dente, dos que adoram repetir o bordão “Bandido bom é bandido morto”, sem se preocuparem com as leis, afinal quem mata, a não ser por legítima defesa, é tão fora da lei quanto o bandido morto.

A apresentadora do noticiário do SBT, que no meu entendimento nem merece ter o nome publicado na minha coluna, é a bola da vez. Assim como os outros explora ao máximo a violência e prega abertamente que o cidadão de bem tem o direito de “fazer justiça”, é bom lembrar que quando o cidadão decide fazer justiça com as próprias mãos ele deixa de ser cidadão de bem e se iguala ao bandido. Afinal a constituição não estabelece o direito de matar bandidos.

Por fim, devo dizer que tenho vários amigos que são contrários à minha posição e que também pregam o direito do cidadão usar meios violentos para se proteger contra a violência. Embora eu seja contrário, entendo a indignação dessas pessoas, o que não entendo e não concordo é Jornalistas usarem um noticiário com o claro propósito de se promover fazendo bravatas e emitirem opiniões em noticiários. Afinal ao jornalista é dado o dever de se limitar a dar a notícia, a opinião fica por conta do ouvinte, telespectador ou leitor.
Fica aqui meu repúdio à atitude dessa moça que mostra claramente que entre o discurso público dos donos da mídia brasileira e a prática de seus jornalistas há um enorme abismo.

Para comprovar o que digo basta ir no youtube e digitar o link http://www.youtube.com/watch?v=EBoCRMfXt_M&feature=share, e conferir o que diz o Silvio Santos sobre o que deveria ser o SBT.

Tenham todos uma ótimA SEMANA!

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump