Interpol prende em Malden o mineiro condenado por morte de prefeita no Brasil

Federal Building2Um ex-vereador de 57 anos condenado por mandar matar a prefeita de Nacip Raydan (MG), no Vale do Rio Doce, procurado pela Interpol desde o ano 2000 foi preso em Malden, na terça-feira da semana passada.
Evandro Sérgio Paes França, foi condenado a 18 anos de prisão e conseguiu fugir para os Estados Unidos como imigrante ilegal. Ele foi detido por agentes do Departamento de Imigração e do Departamento de Operações de Cumprimento das Leis e Remoções (ERO) no dia 12 de maio. A prisão foi divulgada nesta segunda-feira (18) pela Interpol e pela PF. O crime aconteceu no dia 5 de abril de 2000. A prefeita Maria Aparecida Vieira foi morta com três tiros, na praça da cidade, quando caminhava até a sede do governo municipal. Evandro era vereador da cidade e se envolveu em uma trama para que outro grupo político assumisse a prefeitura.
O pistoleiro Elizeu Gonçalves de Almeida, condenado há 17 anos, aceitou cometer o crime em troca de um cargo público.
Segundo a Polícia Federal, as autoridades de imigração trabalham para deportar o condenado.
O escritório do ICE trabalhou com os oficiais de Brasília para obter um aviso de código vermelho da Interpol para prender Evandro.
No dia 8 de maio deste ano, HSI Brasília confirmou a emissão da Interpol Red Notice e aconselhou oficiais ERO, Departamento de Operações de Cumprimento das Leis e Remoções, que tinham sido publicados, três dias depois, o oficial do ERO rastreou e prendeu Evandro que permanecerá em custódia, aguardando o resultado do seu caso.
“A prisão de Evandro é mais um exemplo da grande cooperação para aplicação da lei não só nos Estados Unidos mas também no exterior”, disse Sean Gallagher, oficial de Boston. “Poucos dias depois de ter sido notificado, ERO e HSI trabalharam juntos para garantir que Evandro fosse localizado e preso.”
No ano fiscal de 2014, Departamento de Operações de Cumprimento das Leis e Remoções prendeu 315,943 indivíduos que foram removidos dos Estados Unidos.
Além de criminosos condenados, a prioridade da agência é prender foragidos do sistema judiciário americano que entraram ilegalmente nos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump