Independência dos filhos

Ultimamente tenho recebido cartas de leitores solicitando que eu escreva sobre o processo de independência dos filhos. Há pais que se dizem incomodados com o desejo dos filhosde serem livres para decidirem suas vidas; outros relatam que não gostam do preceito que diz que devemos criar nossos filhos para o mundo; e há até uma leitora preocupada porque seu filho de 18 anos quer morar sozinho. Sei o quanto é doloroso para os pais o treinamento do desapegoaos filhos, mas ele é essencial para preparar esses jovens para a vida. Então, o que fazer?
O principal caminho para o entendimento é o diálogo. Seja flexível e interessadoem conhecer melhor seus filhos, seus sonhos e seus amigos, pois só assim você vai se sentir mais seguro para lidar com essa importante fase da vida deles.
filhosVocê tem o dever de orientar seus filhos para a responsabilidade da independência, mostrando que toda atitude traz conseqüências que precisam ser assumidas. Eles devem ser estimulados não só à liberdade material, mas sobretudo à independência emocional. Tenho certeza de que você não quer vê-losna idade madura, diante de um impasse, comportando-se como crianças inseguras.
No caminho da independência, incentive seus filhos ao trabalho o mais cedo possível, porque permitir que ocupem o dia trabalhando e estudando é a maneira mais inteligente de afastá-los das ideias perniciosas e das más companhias.
Outra forma interessante para seus filhos adquirirem maturidade e experiência é permitir que vivam uma temporada em outro país. Longe dos pais eles serão capazes de descobrir potenciais jamais imaginados e isso leva ao desenvolvimento da autoconfiança.
Se você está em dúvida quanto à hora de deixar seus filhos “baterem asas”, teste antes o amadurecimento e a responsabilidade deles, através de regras a serem cumpridas, disciplina com as obrigações e capacidade de se manterem financeiramente sozinhos.
Queira você ou não, seus filhosirão seguir o caminho deles, no momento certo. Deixe de insegurança e confie! Afinal, você não pode privá-los dessa emocionante experiência de cortar as amarras e buscar a própria felicidade.

Eliana Barbosa é consultora comportamental, lifecoach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.
Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br
Contato: eliana@elianabarbosa.com.br

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump