Goiânia é a capital do verde

Por Nivaldo Guedes

Com menos de 80 anos, Goiânia, a capital do Estado de Goiás, é apontada entre as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil

goianiaCom uma população estimada em 1,7 milhão de habitantes, possui largas ruas e avenidas, praças e parques, muita arborização, povo hospitaleiro, a arquitetura e urbanismo da cidade, grandes opções de lazer, um vasto cardápio gastronômico, vários centros de compras, com destaque para o setor de confecções e shoppings, escolas e universidades, setor hospitalar e hoteleiro com excelência de atendimento, além de abrigar especialidades médicas de referência nacional, como oftalmologia, queimaduras, oncologia, ortopedia, urologia, cirurgia plástica, atendimento de urgências, doenças tropicais e fisioterapia. São algumas das características desta cidade moderna e que encanta à primeira vista.Além de Brasília, a capital goiana fica próxima também de cidades históricas, como Goiás Velho e Pirenópolis, e da maior estância hidrotermal do planeta- a cidade de Caldas Novas. Goiânia é uma cidade com vocação para o turismo de negócios. São inúmeros os congressos nacionais e internacionais que ocorrem na cidade durante o ano. Não é preciso andar muito em Goiânia para encontrar algum parque, com muita área verde, pista de caminhada e equipamentos para exercícios. São dezenas deles em toda a cidade, que ficam repletos de pessoas que buscam a saúde e a prática de atividades físicas como forma de começar ou terminar bem o dia. Detalhes como esses fizeram com que a capital ganhasse o título de Cidade Modelo Ambiental, concedido pela Sociedade Brasileira para Valorização do Meio Ambiente-Biosfera.Em Goiânia, apesar dos desafios da vida moderna, vive-se bem. Muitas pessoas que trabalham fora conseguem almoçar em casa, levar e buscar os filhos nas escolas e ainda mantém o saudável hábito de bater um papo com os vizinhos. Uma cidade que cresce como metrópole, mas que consegue manter as tradições de cidade do interior em seus bairros residenciais e nos condôminios horizontais.

A capital do estado de Goiás obteve o primeiro lugar em índice de qualidade de vida dentre as cidades brasileiras. A escolha foi feita por meio de uma pesquisa de dados e do cruzamento de informações da Organização das Nações Unidas (ONU); Ministério das Cidades, Meio Ambiente, Turismo, Educação e Saúde; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Índice de Qualidade de Vida (IGV) das cidades brasileiras. A Capital goiana apresenta um histórico que faz compreender o motivo de tal título. Goiânia praticamente não apresenta favelas, a área urbanística melhorou significamente com o maior programa de pavimentação do país, a construção de 16 parques nos últimos seis anos, e a criação e recuperação de mais de 360 praças.

Goiânia é uma capital que serve para morar e também para investir. Todas estas qualidades, reunidas em uma só cidade, me proporcionaram poder investir nesta cidade com resultados altamente positivos.

 

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump