DigaAí sua História: Brasileiros podem contar um pouco de suas vidas no exterior

digai-com

A palestra foi proferida por Álvaro Lima no MIT durante o evento relizado na última quinta-feira(16)

Durante a semana passada entre os dias 12 a 18 de outubro de 2014, aconteceu nos Estados Unidos a Semana da Diáspora Global (ou GDW, Global Diáspora Week 2014) que  este ano contou  com a realização de mais de 70 eventos em conexão com diferentes localidades no mundo. A plataforma digaai.com foi selecionada para apresentar 5 desses eventos representando a língua portuguesa e o Brasil.

 

Muitos se perguntam o que seria a diáspora. Conforme define a enciclopédia virtual Wikipédia, o termo define o deslocamento, forçado ou incentivado, de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas.

 

A atividade, que é coordenado em conjunto pelo Departamento de Estado Americano e a International Diáspora Alliance reuniu diversas organizações que foram convidadas a propor e organizar eventos que de alguma forma celebrassem a conexão com as comunidades e sua terra natal. A plataforma digaai.com coordenou os 5 eventos, nas Universidades de Harvard, MIT Media Lab e Berklee College of Music,  Jackson-Mann School em Allston e em Everett no estado de Massachusetts.

 

O primeiro evento ocorreu dia 14 de outubro de 2014 em Harvard e o Diretor de Pesquisas da Cidade de Boston, Álvaro Lima, apresentou como é o perfil do eleitor brasileiro no exterior nas eleições para presidência do Brasil 2014 assim como os resultados do primeiro turno mundo afora. Foram mapeados mais de 150 mil votos de um universos de 355 mil eleitores habilitados a participar do pleito em 131 países. Nesta apresentação foram disponibilizados  graficamente seus impactos e resultados e comparações com os dados das eleições anteriores. Nessa mesma atividade Elizabeth Quigley, pesquisadora do Harvard Dataverse, apresentou a plataforma da HARVARD (THE DATAVERSE NETWORK PROJECT) que tem a parceria com o digaaí.com e como a comunidade pode colher os frutos dessa iniciativa.

 

Na sequencia em Allston/MA ocorreu o Edit-a-thon atividade inédita que convidou jornalistas, escritores e voluntários a explorar o universo de histórias de brasileiros capturadas durante os workshops do projeto  Digaaí sua História (MinC/SBM/IBRAM), transcrevendo, editando ou corrigindo os relatos na plataforma.

 

O DigaAí sua História (MinC/SBM/IBRAM), projeto que faz parte dos pontos de memórias no exterior  esteve presente em diversos outros momentos durante  os eventos da semana e muitos brasileiros tiveram a oportunidade de contar AO VIVO um pouquinho de si, como vieram parar tão longe de casa e o que fazem para se manterem próximos da família e dos costumes da nossa terra natal.

 

Foram realizadas também sessões de vídeo/áudio-conferencias tanto no âmbito nacional e internacional  com brasileiro que vivem ou viveram em outros estados/países. Como a estudante maranhense de arquitetura Antonia Lorrayne que participa do programa Ciência sem Fronteiras no estado de Indiana/EUA e a farmaceutica Deborah Celestrini que já estudou em Nova Iorque, Massachusetts e Califórnia relatando as suas experiências diretamente na conexão RIO-BOSTON. O advogado Wanderson de Azevedo, Campo Grande-MS contou no agendamento de entrevistas através de conexão de áudio como foi a vivencia na realização do mestrado em uma das melhores universidades da europa a Universidade de Lisboa em Portugal.

 

O evento que ocorreu  na Berklee College of Music em Boston foi ministrado pelo brasileiro, parceiro de longa data do digaai.com e estudante de engenharia de áudio, Filipe Antunes, nesta oficina foram demonstradas aos voluntários-entrevistadores, técnicas para captura de áudio em entrevistas.

 

A última palestra em 16 de outubro de 2014 foi proferida por Álvaro Lima. Realizada no MIT MediaLab, laboratório de mídia do MIT, o palestrante abordou a questão do transnacionalismo,  as forças que proporcionam este fenômeno como a revolução nos meios de comunicação e transporte,  assim como impacto econômico e social das relações transnacionais tanto nos países de origem quanto de destino. O palestrante ilustrou com exemplos a importância da magnitude deste novo modelo de imigração utilizando elementos de pesquisas realizadas junto a comunidades latinas incluindo a brasileira.

 

Para acessar o sítio, ter acesso aos documentos apresentados nas palestras e conectar-se a outros brasileiros que vivem longe de casa, acesse www.digaai.com.

 

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump