Chuva de granizo alaga estradas, para aeroportos e deixa ruas cobertas de gelo

Temporal foi o primeiro significativo na capital paulista desde 15 de abril; ruas ficaram tingidas de branco em toda a cidade

108920Uma forte chuva de granizo atingiu São Paulo, por volta das 17 horas deste domingo, 18, e deixou dezenas de ruas cobertas de branco, da região central ao extremo da zona sul. Em avenidas do Morumbi e da Lapa, por exemplo, era possível observar os tetos das casas e dos comércios completamente cobertos de gelo. A impressão é de que havia nevado na cidade. Shows que encerrariam a Virada Cultural foram cancelados e os Aeroportos de Congonhas, na zona sul, e de Cumbica, em Guarulhos, ficaram fechados por cerca de 30 minutos.

Mas o temporal foi rápido e não provocou estragos. O fenômeno foi provocado pela chegada de “jatos” de ventos de até 215 km/h que estavam a 10 km da superfície. Desde o dia 15 de abril que a capital não registrava uma chuva significativa – foram 7,8 mm ontem, no Mirante de Santana.

“Como havia esse jato na atmosfera, e um vento com massa mais quente na superfície, criou-se uma situação de instabilidade. Diante dessa situação, as nuvens começaram a se formar, favorecendo o aparecimento do granizo. A chuva se forma numa temperatura de 0ºC e cai em flocos até a superfície sem derreter”, afirmou Paulo Matsuo, meteorologista da Climatempo.

Ele explicou que esse vento a cerca de 10 quilômetros da superfície indica que uma “massa polar potente” deve chegar à capital paulista até sexta-feira.

Transtornos. A chuva de granizo começou pelo centro. Centenas de pessoas que aproveitavam as apresentações da 10.ª Virada Cultural de São Paulo tiveram de sair correndo para as marquises, na tentativa de se proteger do gelo e do vento forte. Alguns shows, como o de Valesca Popozuda e o da cantora Céu, foram cancelados. Na Avenida 9 de Julho, ao lado da Praça da Bandeira, também na região central, um ponto de alagamento fechou a pista no sentido bairro por cerca de 50 minutos.

Fonte: Estadão /SP

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump