Brasileiros mantêm a tradição de celebrar o Natal entre família e amigos

Festas misturam as tradições brasileiras e costumes americanos para celebrar o nascimento de Jesus

Fabiano Ferreira

Mesmo a milhares de quilômetros distantes da família, brasileiros que vivem na América continuam a tradição de comemorar o Natal, entre amigos, colegas de trabalho e mesmo com convidados americanos. As festividades em torno da data já começaram e durante esta semana vários encontros marcam as últimas festas do ano, antes que muitos viajem ou que o inverno se torne mais rigoroso.
Existem algumas diferenças entre o modo de comemorar o Natal no Brasil e as tradições nos EUA, mas o que se percebe é que os brasileiros conseguem muito bem fazer a mistura de culturas e usar a data para marcar o encerramento do ano e renovar os votos para mais uma jornada que se aproxima.
Na América, o Natal é celebrado com muita decoração e as mulheres que raramente vão para a cozinha se dedicam a fazer pratos especiais para seus familiares. Já os brasileiros preferem a informalidade de juntar amigos e introduzir no cardápio elementos da gastronomia nacional.
Enquanto no Brasil se comemora o Natal na noite anterior e no almoço, nos EUA, a tradição é maior no almoço e na tarde do dia 25.
O Jornal A Semana entrevistou algumas pessoas da comunidade para saber a relação delas com o Natal e como celebram a data:

Foto1

Tradição do Sweater: Lau Madrona, Marcia MacElhiney, Keith MacElhiney, Paulo Luzardi, Daniel Escatulin, Oscar Garcia, Mariane Magnani, Daiane Barboza e Susi Barbosa

FESTA DO SWEATER – Um grupo de amigos brasileiros entrou no clima do Natal americano e pelo segundo ano fez esta semana a famosa “Ugly Sweater Party”, em que os convidados vestem sweaters como motivos natalinos, todos muito à vontade. O casal Oscar Garcia e Mariane Magnani participou e gostou muito da diversão, pois estão longe da família e aproveitaram para comemorar o segundo Natal na América entre amigos. Quem também se divertiu foi a brasileira Lau Madrona, que comemora o Natal nos EUA há 24 anos e já se acostumou com o espírito natalino americano.

 

 

 

 

 

 

 

foto3

Natal em família: André Pessoa, Luis Matos (ao fundo), Luiz Fernando, Melissa, Clarissa, Marília (com João no colo) e André Filho

FAMÍLIA REUNIDA – O brasileiro Luiz Matos, da Truejump, empresa especializada em sites e comunicação para redes sociais, comemora o Natal entre família, com filhos e netos reunidos, bem ao estilo brasileiro. Esse ano ele comemora seu quarto Natal nos EUA e terá cerca de 20 pessoas em sua casa para a Ceia no próximo dia 24. Vão estar presentes 5 filhos e netos, o que deixará o clima bastante familiar.

 

 

 

 

 

 

 

Foto4

Rita Pedrazzolli Salles sempre festejou o Natal com a família e este ano deve passar a data entre amigos

ENTRE AMIGOS – A brasileira Rita Pedrazzolli Salles diz que Natal dos brasileiros na América é um Natal de Amigos. Há 14 anos ela celebra o Natal com os filhos e esse ano deve passar com amigos. “Recebi vários convites e isso mostra o quanto o brasileiro gosta de se reunir, principalmente em datas como essa”, diz.

 

 

 

 

 

Foto 2NATAL ARTÍSTICO – Quem também capricha na decoração e entra no clima com músicas natalinas e comidas típicas brasileiras é a artista plástica Margarette Mattos e o marido José Moraes. Há dez Natais ela compra e ganhar diversos enfeites e quando monta a árvore coloca um pouco de cada pessoa em seu objeto de decoração, o que o torna ainda mais especial.

José Moraes e a artista plástica
Margarette Mattos: casa decorada e
roupas para entrar no clima natalino

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump