A importância do autoconhecimento

auto-596-2Por: Elianan Barbosa

Nós, como filhos que somos de um Poder Infinito, possuímos todos, sem exceção, uma Essência Superior, que nos proporciona uma importância muito grande para o mundo em que vivemos. O que nos falta, em muitos casos, é encontrar esse sentido de vida, assumindo o nosso papel de autores e atores de nossa própria história.
É muito mais fácil ficarmos como espectadores, assistindo o espetáculo da vida, julgando e criticando, do que tomar as rédeas de nossas realizações.
É muito mais cômodo nos sentirmos vítimas de um mundo injusto e cruel do que burilar os nossos sentimentos e atitudes, colocando em ação a nossa grande finalidade de vida, que é ser feliz fazendo os outros felizes.
Nascemos todos com uma missão, neste Planeta: Fazer uma diferença positiva, deixar exemplos, e isso não é tão difícil quanto possa parecer, porque como pais, professores ou em qualquer tipo de convivência, podemos ser modelo para as pessoas.
A questão é: que tipo de modelo você tem sido até hoje?
E, para você responder melhor a esta pergunta e ao grande questionamento que, com certeza, lhe aportou à mente, relacionado ao sentido de sua vida, nada melhor do que exercitar o autoconhecimento, um passeio pelo seu interior, pelos seus sentimentos, pelas suas emoções, experiências infantis, medos, mágoas, culpas, críticas, traumas, alegrias, realizações, saudades, sonhos, qualidades, defeitos, e tudo aquilo que marcou a sua existência, até o dia de hoje.
É preciso coragem, sim, e muita paciência para se compreender e, acima de tudo, lembrar que esses sentimentos fazem parte da sua história, ficaram no passado, o que significa que eles não têm que voltar e se repetir.
Pare com críticas, condenações e queixas pelo tempo perdido com imaturidades e desacertos, porque tudo isso, agora, pertence ao ontem. Nada pode mudar o que já passou.
O autoconhecimento proporciona ferramentas importantes para você traçar os seus objetivos de vida, com segurança e entusiasmo. E a boa notícia é que você, com você mesmo, pode realizar este trabalho. Claro que se tiver dificuldade em fazer esse mergulho dentro de si, você pode contar com a ajuda de profissionais do comportamento humano para guiá-lo nesta expedição.

A partir do momento em que você conhece, com profundidade, suas virtudes e suas limitações, é a hora, então, de virar a página e começar um novo capítulo, com sentimentos de valor, amor por essa pessoa que venceu tantos desafios e, acima de tudo, confiança em tempos melhores.
Com o autoconhecimento, você percebe que começa a fluir, em suas decisões, um sentimento de certeza da sua capacidade, da sua força de mudar em si mesmo o que não foi bom até hoje e transformar-se na pessoa que você sempre quis ser.
Procure modelos positivos, pessoas de atitudes vencedoras, sensatas e determinadas, para que lhe sirvam de inspiração, em sua nova trajetória.
Comece a olhar a vida com olhos de otimismo, sabendo que a mudança que você busca no mundo virá de dentro de você, dos seus pensamentos, das suas atitudes e, conseqüentemente, dos seus resultados.
E, acima de tudo, confie no seu poder interior e, é claro, neste Poder Supremo, que é o maior incentivador que temos em nossa existência. Como ouvi, certo dia, de uma pessoa muito especial, “Se você fosse filho do homem mais rico e poderoso de seu país, como você se sentiria? Confiante!… Pois então, eu lhe afirmo: Você é filho do Maior e Único Soberano do Universo. E agora, como se sente?”

Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas

Faça Um Comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

A Semana » Developed by Truejump